quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escondidinho na Cebola

          
Olá pessoas! E aí? Aceleradíssimos para as festas de fim de ano? Loucos para virar o ano e (desculpem o pessimismo típico da Funérea da MTV!) não mudarem nada? Pois é, na verdade eu penso mais como sequência do que como recomeço, mas ainda assim espero “dias melhores pra sempre...”, como já disse a canção.  Hoje trago para vocês uma receita meio polêmica, digamos, porque certamente o ingrediente que traz o quê da coisa – o cebolão – não é unanimidade: conheço um monte de gente que torce o nariz para a cebola e chega a separar cada pedacinho que houver num arroz, por exemplo. Mas para aqueles que abraçam a causa e topam uma experiência nova, este prato é o crème de la crème da gostosurra! É trabalhoso para preparar, indico para aqueles dias de inspiração mesmo! Curiosos para saberem o que, afinal, se esconde na cebola? Tem um prato que conheci há alguns anos, e especialmente quem é freguês da Água Doce Cachaçaria deve conhecer também, que se chama Escondidinho. Em resumo, é um purê de mandioca com carne seca. Junte a essa base  uma colherada de catupiry e monte um original Escondidinho na Cebola! Querem ver como? Lá vai:
  • 6 cebolas grandes, mas grandes mesmo!
  • Com uma faca de ponta afiada e o auxílio de uma colher, cave as cebolas retirando o "miolo", formando "cumbuquinhas", potinhos de cebola. Você já reparou que a cebola é composta por camadas? Então, deixe apenas 2 ou 3 camadas da cebola compondo essa cumbuquinha. Coloque os potinhos de cebola num saco plástico e leve para o microondas para cozinhar por 6 a 8 minutos (ou coloque-os numa panela para cozinhar no vapor por 15 minutos). O objetivo é deixá-las bem macias e pré-cozidas para que não fiquem ardidas no final. Reserve.

  • Purê de mandioca:
          500g de mandioca bem cozida                                      
          meio vidro de leite de coco
          1 colher de sopa de margarina
          pitadinha de sal (acho que 1 colherinha de café)
        água do cozimento da mandioca (se precisar para deixar o purê mais cremoso)
  • A mandioca deve ser cozida na panela de pressão por aproximadamente 20 ou até 30 minutos, depois que começar o barulhinho do chiado. Escorra a água e passe a mandioca (pode ser ainda quente) em um espremedor ou amasse com um garfo em uma bacia. Acrescente os demais ingredientes do purê e forme uma massinha bem cremosa – eu não me preocupo se pequenos pedacinhos de mandioca estiverem presentes no meu creme, mas se fizer questão, amasse muito bem até ficar mais homogêneo. Reserve também. 

    Recheio de carne seca:                                                  

         500 g de carne seca dessalgada
        Cebola picadinha (pode aproveitar aquele miolinho que você cavou)
        02 dentes de alho
         Pimenta fresca picada ou um molhinho
         Cheiro verde
        6 azeitonas picadas ou meia xícara de pimentão picadinho (ambos opcionais)

              Para dessalgar a carne seca, é necessário deixar de molho e ir trocando a água, de preferência de véspera (igual no risoto de bacalhau). Depois, cozinhe na panela de pressão com água por mais ou menos 30 minutos, pode cozinhar direto sem se preocupar em limpar ou cortar a carne antes, porque depois de cozida se torna muito mais fácil - a carne vai ser desfiada com a mão mesmo ou com o auxílio de um garfo. Feito todo esse processo (com a carne já escorrida e desfiada), doure o alho, refogue a cebola picada e coloque a carne os temperinhos (não é necessário sal!). Lembre-se de reservar um pouquinho desse recheio para decorar sua cebola. Agora é a hora da montagem do prato.

         Pegue as cebolas pré-cozidas e arrume em uma forma. Coloque uma camada de creme de mandioca, uma de carne, mais creminho, uma porção generosa de requeijão culinário (ou catupiry), fiapinhos de carne seca, um pouquinho de queijo parmesão ralado e leve ao forno aquecido para gratinar; demora cerca de 20 minutos, mas depende do seu forno. E quando essa delicinha sai do forno...  É ou não é o crème de la crème?


              Fala sério, a "cara" diz tudo... Como eu já havia dito, dá um pouco mais de trabalho, é necessário um certo planejamento por causa da carne para dessalgar, precisa de 2 panelas de pressão ou tempo disponível para cozinhar carne e mandioca separadamente... Mas no final, FICOU BEM BOM!! E se alguém se atrever a fazer, queria muuuuito ver a foto, manda aê! Abraço, até!!
    ps: desculpem, mas às vezes não consigo configurar o texto como eu gostaria aqui no blog e sai meio "manco"... mas tá aí!








Um comentário: